quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Conversa pedagógica - as crianças na organização (e na disciplina)!!!

Vi no facebook e não resisti! Tive que trazer para vocês verem!
Essa é a lista de controle de mesada que um pai fez para os filhos. A lista estabelece uma série de acordos e, quem descumprir, tem descontos em seu montante do mês.
 
 
 
É uma ótima ideia, desde que antes de implementar tenha ocorrido uma conversa explicando as regras e os itens, um por um. Pode parecer besteira, mas ao fazer esses acordos com as crianças é importante, para que elas se apropriem do trato.
 
Quando falamos de técnicas de disciplina, podemos abordar de duas maneiras:
 
1. Reforço positivo - se as crianças tiverem os comportamentos que esperamos, elas ganham algo (por exemplo, um passeio, um brinquedo, um prêmio qualquer).
 
2. Reforço negativo - se as crianças não tiverem os comportamentos que esperamos, elas perdem algo (não assistir tv, não ir a um passeio, não comer sobremesa).
 
Essas duas maneiras tem seus pontos bons e ruins. O que eu gostei desse controle de mesada é que é uma técnica que mistura os dois reforços, o positivo e o negativo. A criança começa ganhando, tem um valor estabelecido, é só perde se descumprir os acordos. É claro que é um exemplo, mas que pode ser adaptado para a realidade de cada um.
 
O importante dessas técnicas não deve ser o "perder" ou "ganhar" em si. Elas são válidas se, por meio delas, for possível desenvolver nos pequenos o senso de responsabilidade e os princípios que consideramos importantes, sendo a mesada apenas um estímulo, uma ferramenta desse processo.
 
Ah, a lista é de Vitor Yamada - e está fazendo o maior sucesso lá no facebook!
 
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diz o que você achou!