quinta-feira, 4 de abril de 2013

Puff de pneu - como fazer

Oi pessoal, tudo bem?
 
Algumas pessoas estão perguntando lá no facebook como faz o puff se o pneu é oco. Ok, vamos lá!
Para fazer esses banquinhos não precisa preencher, existem várias maneiras de tampá-lo, vou explicar as três mais usadas.
 
 
1*
 
A primeira é você cortar uma placa de mdf no diâmetro do pneu e parafusar usando furadeira, parafusos, arruelas e porcas. Com a imagem acima fica bem fácil de entender. Essa foto é de um passo-a-passo que gostei bastante, quem quiser fazer o puff revestido de corda pode aproveitar! Para colar a corda pode usar a cola quente, cola de sapateiro ou outra cola de contato, lembrando sempre de  seguir as instruções da embalagem (cada cola pede um tempo de secagem - você passa a cola e espera um pouco antes de fixar).
 
 
Uma variação dessa tampa é fazer o diâmetro um pouco menor, como desse puff vermelho, colocar espuma e plumante para deixar fofo e revestir com tecido. Nessa versão você não precisa fixar a tampa, pois o formato do pneu não deixa ela "correr", ela fica paradinha lá e você usa o puff como um baú para guardar revistas ou o que mais quiser.
 
 
 
2*
 
 
 
A segunda maneira é cortar tiras de elástico (aqueles elásticos bem fortes usados para fazer estofamento) e grampear no buraco antes de revestir o pneu. Um passo-a-passo deste método aqui!
 
 
 
 
 
 
 
3*

A terceira forma é fazer o puff encapando o pneu com tiras de lycra. São usadas, geralmente, duas tiras de 30cm x 2m de tecido. O processo é muito simples se você fizer com a ajuda de mais uma pessoa, pois precisa segurar bem firme o pneu e puxar bem a lycra para o tecido ficar tensionado.  Acesse esse site aqui que tem o passo-a-passo e você pode ver esse "estica-e-puxa" que estou falando. O programa Mais Você também exibiu uma aula ótima explicando como faz, é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NZ9YoKqRxQc
 
 
 
* Para aprender a fixar um pneu no outro recomendo esse vídeo: http://video-hned.com/video/TmnsMbeIvBk/puff-de-pneu-reciclado.html
 
* Para aprender a fazer o tampo fofo recomendo esse: https://www.youtube.com/watch?v=IDSrqBb12lc
 
E prometo que quando fizer o meu eu fotografo tudinho para mostrar aqui. Estou investindo num processo de convencimento com a minha mãe - para ela fazer uma capa de crochê, como da primeira imagem do post de ontem! Quem sabe se mais gente pedir ela não se anima, né?
 
Espero ter ajudado a sanar as dúvidas!!! Quem quiser perguntar mais coisa fique à vontade!!!
Beijos e tchau!
 
 
 

14 comentários:

  1. Achei bem legal, eu ja vi em uma casa aqui no Acapulco , uma vovó fez na sua casa para os netinhos, fez para dentro e para fora da casa...bem legal! bjkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Olá,não pude deixar de agradecer a vç por compartilhar,adorei eu simplesmente amo artesanato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nana, que bom que você gostou! Em breve tentarei fazer o meu para postar aqui! Beijos!!!

      Excluir
  3. Olá,não pude deixar de agradecer a vç por compartilhar,adorei eu simplesmente amo artesanato.

    ResponderExcluir
  4. Olá, você indica algum lugar que seja fácil comprar a Lycra? E pode ser aquela lycra de praia? Eu já procurei até na 25 de março e não encontro lycra p/ comprar!!! Obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Faz muito tempo que não compro tecido em São Paulo, mas as lojas que conheço são na 25 de março mesmo!!! Você tentou na Niazi? Tenta lá, quem sabe, né? http://www.niazi.com.br/
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Rebeca,
    Sou recente no mundo dos blogs, mas gostaria de indicar o seu na minha página e queria saber se tudo bem pra vc. Meu blog é sradini.blogspot.com.br.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anamaria!
      É claro que pode, será um prazer!
      Vou lá conhecer seu blog também. Beijos!

      Excluir
  6. bem legal, reutilizarmos para ajudar o planeta.

    ResponderExcluir
  7. vivendo e aprendendo vou tentar fazer... espero conseguir...

    ResponderExcluir
  8. Lindo,gostaria de saber qual é o grampeador e grampo você usou para fazer

    ResponderExcluir
  9. Quero te agradecer por compartilhar seus conhecimentos. com certeza será de muito valia. Obrigada!

    ResponderExcluir

Me diz o que você achou!